Vamos Orar pelo Chile

Vamos Orar pelo Haiti

quinta-feira, 4 de março de 2010

OLHA QUANTOS BENEFÍCIOS TRAS O CANTO!



Cantar é uma das formas de expressão mais antigas do ser humano, e também pode curar muitos males. Cada vez mais médicos recomendam a prática do canto com regularidade.
Cantar faz bem à saúde mental e corporal!

“Quem canta seus males espanta”. Este ditado que imprime a sabedoria popular é alvo de estudos no Brasil e no mundo.

A crença de que existe uma relação positiva entre cantar, bem-estar e sistema
imunológico foi comprovada por estudos realizados na Alemanha.

Uma equipe de
cientistas da Universidade de Frankfurt analisou amostras de sangue de um grupo de coristas amadores, colhidas uma hora antes e uma hora depois de um ensaio. Na amostra, ficou comprovado que, depois da interpretação, as concentrações de
imunoglobulina (hormônio do nosso sistema imunológico) estavam maiores do que antes da interpretação. Depois de uma semana de testes os cientistas concluíram que, além de melhorar o estado de ânimo dos cantores, cantar também fortalece o sistema imunológico.

No Brasil, uma pesquisa realizada na USP, com nove cantores líricos e nove não
cantores, comprovou que o ato de cantar aumenta a atividade elétrica do cérebro,
desenvolvendo várias funções no órgão.

Já, nos Estados Unidos, os cientistas detectaram que crianças expostas desde cedo e continuamente a estímulos musicais podem ter aumentados os desenvolvimentos
anatômico e funcional de algumas áreas do cérebro como uma maior atividade dos
neurônios. Com isso, a compreensão matemática pode ser ampliada, assim como a
sensibilidade e a coordenação motora.

"Cantar é a respiração estruturada", afirma a doutora Gertraud Berka-Schmid,
psicoterapeuta e professora da Universidade de Música e Artes de Viena,, explicando o efeito fisiológico da respiração abdominal, que prevalece quando se canta e que se transforma em massagem para o intestino e em alívio para o coração. Além disso, essa respiração fornece ar adicional aos alvéolos pulmonares, impulsiona a circulação sanguínea e pode melhorar a concentração e a memória. Segundo Berka-Schmid, cantar gera harmonia psíquica e reforça o sistema imunológico sendo um ótimo remédio para os males específicos do nosso tempo.

Todo mundo pode cantar. Segundo Bia Ocougne, terapeuta
corporal formada pela PUC/SP, o canto é indicado para todas as pessoas que desejam espantar os males, exatamente como diz o ditado. “Existem pessoas que não cantam bem, mas que o fazem com tanta alegria que realmente ‘espantam todos os males’, ou seja, melhoram o seu estado de ânimo. E para isso, até mesmo cantar no chuveiro é eficaz”, afirma a especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja meus Anuncios!
Veja meus Anuncios!

Quem sou eu

Minha foto
Amo cantar e ensinar...

Seguidores