Vamos Orar pelo Chile

Vamos Orar pelo Haiti

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Falsete...do italiano ``Falsetto``...

Falsete é um nome dado pra diversas coisas diferentes... no lírico tudo que não é modal (voz natural de qualidade, basicamente a voz de peito) e vai pro agudo é falsetto, então tanto falsete quanto voz de cabeça se enquadram na mesma coisa... o termo "voz de cabeça" pros homens no lirico é quando a ressonancia da voz fica misturada entre cabeça e peito (basicamente uma voz mista, confusão de harmonicos, por isso a voz fica tão poderosa) então sempre que você corta o peito na ressonancia você vai pro falsetto no canto erudito.



Mas estudos recentes (me refiro ao seculo 20)mais baseados em video laringoscopia e talvez dá umas duas definiçoes diferentes pro falsetto... tem o falsete a lah king dimond, the darkness, prince, que é aquele bem apitado, onde a videolaringoscopia mostra que as pregas se posicionam assim () e a qualidade da voz pode ser duvidosa... e tem a voz de cabeça, que é o popular berro agudo e estridente que os cantores principalmente do rock (mas não somente) usam, é simplesmente uma forma de cantar no mesmo registro de voz da infancia, pois quando crianças somos basicamente voz de cabeça devido as pregas bem fininhas, a vibração não desce pro peito.


Na voz de cabeça as pregas se mantem assim : o que ocorre é que a laginge se espreme toda e as pregas vocais são escancaradas, relaxam, por isso é tão confortavel (quando se consegue) cantar nesse registro .

Temos a famosa (porque todo mundo aqui ja ouviu falar) e ao mesmo tempo desconhecida (porque a maioria nem sabe como é) voz de cabeça que todo o cantor que quer, e é bom ,tem que saber usar, é uma técnica meio que obrigatória, sem ela você corta quase uma oitava da sua tessidura vocal.

Aqui as pregas vão relaxando e a laringe se expremendo, isso ocorre rapido, esse reajuste (passagio) é bem complexo e exige treino, o som que se emite enquanto rola essa transição é a voz mista, quando entramos em voz de cabeça totalmente a laringe está fininha, as pregas estão bem relaxadas e a voz soa aguda como no falsete, mas poderosa como na voz de peito... essa é a voz de cabeça .


Bem, vocês podem até terem entendido como isso funciona na teoria, mas na pratica cada caso é um caso, tem gente que faz voz de cabeça na "boa" (principalmente quem começou a cantar desde muito cedo), tem gente que acha que nem tem voz de cabeça (mas tem, todo mundo tem, o que nem todo mundo tem é falsete)... isso, mas quando se aprende, é maravilhoso!!

Cantores e bandas célebres que us(av)am com frequência o falsete:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja meus Anuncios!
Veja meus Anuncios!

Quem sou eu

Minha foto
Amo cantar e ensinar...

Seguidores