Vamos Orar pelo Chile

Vamos Orar pelo Haiti

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

SOLO


Solo é o desempenho de um só instrumento ou artista (performance) e o trecho musical por estes executado. Mesmo que tal desempenho ocorra com acompanhamento. A palavra solo vem da língua italiana e significa sozinho. Há diversos tipos de solos, por exemplo, há o solo de Guitarra, de Bateria, Baixo etc.

Na música , um vocalista ou cantor é um músico que canta, ou seja, usa a voz como seu instrumento musical. Um cantor principal, ou solista, é aquele que canta a voz primária de uma música , enquanto o cantor de apoio (ou, coro ) canta a voz de apoio (ou, a parte do canto coral) de uma música.

Numa obra para coro e instrumentos e ainda com partes adicionais e separadas para solistas vocais, os solistas, ordinariamente, podem também cantar a parte do coro quando os solistas não tem partes separadas. Em textos de programas, ou de gravações, o termo vocal se refere a parte instrumental que um cantor executa (i.e. o instrumento deste); assim como podemos encontrar o termo, baixo, para quem toca o contrabaixo; percussão, para quem toca a percussão, e assim por diante.

Em música , as vozes são tratadas tal como instrumentos musicais. Os exercícios vocais que um cantor faz chama-se vocalise.


Vocalises....

Vocalise é um exercício vocal que consiste em cantar sobre uma ou mais vogais várias linhas melódicas com notas especificamente arranjadas como prática didática . Também é a parte vocal sem palavras da música polifônica do século XIII e XIV, quando a música não possuia texto.


Vocalises já existiam no século XVIII. Numa seleção de canções de Jean-Baptiste Lully e Jean-Philippe Rameau, Jean-Antoine BérardL'art du chant. Jean acreditou que certas canções destes compositores tinham valores para exercício vocal. Acompanhando as canções do método, havia instruções para aperfeiçoamento das técnicas que as canções exigiam. publicou em 1755 o método,

No século XIX, a tradição se alastrou, com estudos vocais sem palavras com acompanhamento de piano até com certo nível de complexidade na parte do piano, com intenções, assim, de inspirar o cantor a interpretar o exercício mais artisticamente.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Seguidores